Experimento de estudantes brasileiros será lançado à Estação Espacial

Alunos de escolas públicas brasileiras farão projeto que deve ser lançado no espaço em 2018

ANDRÉ JORGE DE OLIVEIRA

Desde que o astronauta Marcos Pontes fez experimentos na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, não tivemos pesquisas brasileiras em órbita. Mas isso deve mudar: um experimento nacional será elaborado nos próximos meses para ser lançado entre março e junho de 2018.

O mais interessante é que a concepção será de adolescentes de 15 anos. Parceria entre o projeto Garatéa, organizador da missão lunar brasileira, e o colégio Dante Alighieri, a participação no programa SSEP mobilizará 150 estudantes da rede pública de São Paulo. Em grupos mistos com 300 alunos do Dante, eles serão treinados por pesquisadores e, até o fim do ano, uma das mais de 60 propostas de experimento de microgravidade será escolhida.

É preciso captar US$ 24 mil da iniciativa privada. “Batemos à porta e perguntamos se não querem adotar uma criança do ensino público”, diz o diretor Lucas Fonseca, que pensa até em dar viagens à NASA e tem planos ousados para o ano que vem. “Estamos costurando uma parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para chegar a 1 milhão de alunos.”

Galileu

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.