Quedas de energia causam problemas à população de Roraima

Só na última segunda-feira (21), quedas de energia causaram apagão em Boa Vista e municípios atendidos pelo Linhão de Guri, linha de transmissão da Venezuela

Prejuízos causados por queda de energia elétrica devem ser reparados gratuitamente pela concessionária. O alerta é do Procon de Boa Vista. As interrupções no fornecimento de energia elétrica na capital roraimense têm sido constantes, segundo o órgão de defesa do consumidor.

Só na última segunda-feira (21), quedas de energia causaram apagão em Boa Vista e municípios atendidos pelo Linhão de Guri, linha de transmissão da Venezuela. Na tarde dessa terça-feira (22), o problema voltou a se repetir.

O desligamento do sistema elétrico, sem aviso prévio, pode causar a queima de equipamentos após o retorno da energia, como defeitos por sobrecorrente ou sobretensão, que é quando a energia volta de repente.

De acordo com uma resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor tem até 90 dias, a partir da data da ocorrência, para reclamar o prejuízo.

A empresa concessionária de energia deverá vistoriar os aparelhos danificados em até dez dias, a partir da solicitação. Para equipamentos que acondicionam alimentos e medicamentos o prazo é de um dia útil.

Caso a solicitação de ressarcimento não for aceita, a empresa deve apresentar as razões da negativa ao consumidor, que pode recorrer à agência reguladora estadual ou à própria Aneel.

O Código de Defesa do Consumidor também ampara casos de danos não materiais, como o comprometimento da realização de um trabalho por falta de energia.

Portal Amazônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.