Espécie de rato ‘gigante’ que salta de árvores é descoberta

Há décadas os moradores das Ilhas Salomão alertam sobre a existência desses animais, mas até 2015 não havia nenhum registro formal sobre eles

Ratos quatro vezes maiores do que os que habitam as ruas das cidades e que caem do topo de árvores altíssimas. Parece um pesadelo, não? Mas é assim que agem os ratos gigante de Vangunu (Uromys vika), recentemente descoberta nas Ilhas Salomão, no Pacífico.

Há décadas os moradores do local alertam cientistas sobre a existência desses animais, mas até 2015, não havia registros formais sobre eles. Em novembro daquele ano, ao derrubar uma árvore de nove metros, um grupo de madeireiros encontrou um rato da espécie que vivia no topo.

Infelizmente, o ratinho não sobreviveu à queda. Mas um vigia da área de conservação enviou seus restos para serem analisados pelo Museu de Queensland, na Austrália. “Eu imediatamente sabia que era algo novo”, afirmou o mamologista Tyrone Lavery, que desde 2010 procurava pelo tipo de rato, em entrevista à National Geographic.

A partir das análises, os cientistas descobriram que os animais da espécie têm cerca de 40 centímetros e pesam por volta de um quilo, bem maior do que um rato comum da cidade.

Veja matéria completa no site da Galileu

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.