Gestantes devem fazer vários exames de zika no pré-natal

Para uma gestante, fazer apenas um exame para verificar a infecção pelo vírus zika não é suficiente.

“Acompanhamos um grupo de gestantes com diagnóstico confirmado de zika e testamos sua urina ao longo de vários meses – com intervalos de aproximadamente uma semana. Em algumas dessas mulheres, a carga viral na urina sumia e depois voltava a aparecer,” conta o professor Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP).

Os testes moleculares para detecção do vírus zika – que permitem identificar o material genético do patógeno em fluidos corporais, como sangue, urina, sêmen e saliva durante a fase aguda da infecção – têm sido usados rotineiramente no pré-natal das gestantes com sintomas da doença.

Contudo, o estudo mostrou que o resultado negativo obtido em um único exame pode não ser suficiente para tranquilizar familiares e médicos.

Replicação na criança ou na placenta

O professor Maurício conta que, em uma das voluntárias estudadas, foi possível detectar o vírus por até sete meses. Em cinco mulheres, o resultado voltou a dar positivo para a presença do vírus mesmo após a carga ter zerado em exames anteriores. Em todos os casos, o patógeno desapareceu do organismo logo após o parto.

Veja matéria completa no Diário do Saúde

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.