Projeto sobre áreas de ressaca ganha etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil

Professora Carla Nobre, trabalhou a língua portuguesa e a educação ambiental com seus alunos do oitavo ano.

Divulgação

Pensando no desenvolvimento da consciência ambiental de seus alunos, a professora Carla Nobre da Escola Estadual Mário Quirino, desenvolveu durante o bimestre o trabalho “Áreas de ressaca: águas cheias de vida”, juntando o ensino da língua portuguesa com a educação ambiental. O projeto foi inscrito no Prêmio Professores do Brasil, e selecionado na etapa estadual na categoria Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

A tuma escolhida para o trabalho foi a 812, onde dos 25 alunos, 15 são moradores de áreas de ressaca. Uma maneira também de trazer o olhar dos alunos para o local onde vivem, através de variadas experiências de leitura e produção de textos, e tendo como resultado uma exposição fotopoética composta de 25 fotografias e nove sonetos.

De acordo com Carla Nobre, o trabalho alcançou o resultado esperado com os alunos. “Estivemos em áreas de ressaca onde os alunos puderam observar e retirarem de la seus textos e fotografias para a exposição, e dentro da sala de aula realizamos debates onde pude observar o entusiamo dos alunos para mudanças de atitudes em relação ao futuro das áreas de ressaca da nossa cidade”, destaca Carla.

A professora que também é poeta espera com com essa conquista dos alunos os olhares do poder público, sejam mais atentos para a escola. “A Mário Quirino está há oito anos com uma obra interminanvel, vivemos diariamente com os problemas infraestruturais e até de segurança, mas temos vários professores entusiasmados e competentes que realizam seu trabalho diário com dificuldade, mas buscando o melhor para o aluno”, reclama a professora.

A próxima etapa do prêmio será regional, onde 30 projetos de todo o Brasil devem ser selecionados. O Prêmio Professores do Brasil é organizado pelo Ministério da Educação – MEC, e está dividido nas categorias: Educação Infantil: Creche; Educação Infantil: Pré-escola; Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos; Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º anos; Ensino Fundamental: Anos Finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio.

O projeto contou com apoio da Secretaria Estado do Meio Ambiente SEMA, como palestras realizadas pela SEMA e do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.

Segue um dos poemas feitos pelos alunos, e que faz parte do projeto:

 

REALIDADE

Do rio amazonas aos canais
Aguas cheias de vidas
Onde vive tantos animais
Mesmo assim são invadidas

Áreas de ressaca
Estão sendo desvalorizadas
Pelo governo da cidade
Com os aterros estão ficando alagados

Onde se via até flores
Hoje muito desmatamento
E quase circo dos horrores

Essa e nossa realidade
Muitos problemas nas pontes
Da nossa cidade

Alunos: Marcos Bruno, Willian Marcos e Ernando Guilherme

(assessoria de imprensa: Thiago Soeiro)

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.