Artesãos acreanos apresentam criações no Espaço Bambu

A exposição faz parte do Seminário Internacional sobre Bambu: integrando saberes, potencializando parcerias

Artesãos acreanos expõem, até esta quinta-feira (26) peças criadas a partir do bambu. A mostra é apresentada no Espaço Bambu, no hall do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco até esta quinta-feira (26) e faz parte do Seminário Internacional sobre Bambu: integrando saberes, potencializando parcerias. A mostra foi elaborada pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepn).

No ambiente, os artesãos Socorro Souza, Cesarina Pereira, José Carlos Chalub e Francisco Rafael de Melo, o França, apresentam uma linha de produtos como objetos de decoração, móveis e utensílios.

Apaixonado pelo bambu, o artesão França, há mais de dez anos vem trabalhando com a matéria-prima. Como agricultor familiar foi incentivado pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) a cultivar a matéria-prima em sua propriedade. Do plantio, a produção gerou matéria para construção de parte de sua residência e o transformou num exímio artesão. França desenvolve uma linha de móveis e objetos de decoração para comercialização em sua oficina.

“Hoje me sinto um ‘bambuzeiro’. Acredito no potencial do bambu e esse encontro é muito importante para sabermos que caminhos temos que seguir”, disse.

Oficinas de capacitação

O governo do Estado tem desenvolvido ações de promoção da cadeia produtiva do bambu. Uma delas é dirigida para as comunidades e cooperativas buscando agregar valor e promover a matéria-prima nas suas mais variadas formas de uso sustentável.

A artesã Socorro Souza trabalha com vários tipos de matéria-prima no Espaço Encanto da Floresta, em Porto Acre. Há um ano, após participar de uma oficina de produção de pequenos objetos em bambu promovida pelo Sebrae, em parceria com Funtac, Sepn e Embrapa, ela conta que descobriu o potencial da matéria-prima. Cachepot, vasos, porta-pratos, porta-vinho, adega e outras peças compõem sua mais nova coleção.

Veja mais no Portal Amazônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.