Brasil ocupa 14º lugar em ranking de passaportes mais aceitos no mundo

O passaporte brasileiro é o “mais poderoso” da América Latina e Caribe e fica no 14º lugar no mundo, segundo a consultoria internacional Arton Capital.

O ranking Passaport Index é feito com base nas restrições a cidadãos de cada nacionalidade e o número de países nos quais é possível entrarem sem visto – como muitas das posições são ocupadas por vários países, há mais do que 13 países à frente do Brasil na lista mundial.

Quem possui um passaporte brasileiro tem acesso livre a 144 países sem ter de apresentar um visto, mais do que os 143 países alcançados pelos passaportes da Argentina e do Chile, que estão em 15º na lista.

Em primeiro, como o “mais poderoso do mundo”, está pela primeira vez um passaporte asiático: o de Cingapura, uma pequena nação do sudeste do continente.

Com acesso sem visto a 159 países, superou o passaporte alemão, que está agora em segundo, com 158 países.

Cingapura obteve esse feito graças ao Paraguai – o país sul-americano deu fim às restrições que impunha ao 5,6 milhões de cingapurianos.

“É um efeito das relações diplomáticas inclusivas aplicadas por Cingapura e pela eficácia de sua política internacional”, disse em um comunicado Philippe May, diretor da Arton Capital na nação asiática.

Veja mais no site BBC Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.