Embrapa promove capacitações em bioinformática

Brasília, 30 de outubro de 2017 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove em novembro dois eventos com o objetivo de incentivar a interdisciplinaridade e fomentar a troca de experiências entre pesquisadores e estudantes de biologia computacional. O primeiro, denominado “III Encontro da Rede Centro-Oeste de formação e pesquisa em biologia computacional (RECOBIO)”, será realizado de 27 a 29 de novembro de 2017, e o segundo, que é a “Escola Brasileira de Bioinformática (EBB)”, acontece de 30 de novembro a 01 de dezembro. Ambos vão reunir renomados pesquisadores do Brasil e exterior e ocorrem no Instituto de Biologia (IB) da Universidade de Brasília (UnB) sob a coordenação técnica das pesquisadoras Natália Florêncio Martins e Priscila Grynberg.

 

I Escola Brasileira de Bioinformática (I EBB) – 25 vagas

 

A Escola Brasileira de Bioinformática (EBB) conta com cursos ministrados por pesquisadores visitantes e especialistas nas áreas de Bioinformática Estrutural, Bioinformática básica, análise de dados em Bioinformática e visualização de dados em genômica. A EBB é uma iniciativa dos pesquisadores dessas áreas para treinar e capacitar os estudantes técnica e cientificamente, além de buscar interfaces com outros campos da ciência necessários para o melhor desenvolvimento de estudos em Bioinformática.

O evento é voltado a biólogos, analistas de sistemas, alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de biologia computacional e bioinformática, entre outras afins. De forma ampla e integrada, a escola visa aproximar e reunir os professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UnB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Estão sendo oferecidas 25 vagas.

O conteúdo programático da I EBB abrange quatro (4) cursos sobre: Bioinformática Básica, Biologia estrutural, CIRCOS (Circular genome data visualization) e Dados em Bioinformática. As aulas serão teórico-expositivas, com recursos audiovisuais, e práticas em laboratório.

 

III Encontro Científico da Rede Centro-Oeste de Bioinformática (RECOBIO) – 75 vagas

 

O evento é voltado a evento alunos de pós-graduação e pesquisadores participantes da Rede Centro-Oeste de formação e pesquisa em biologia computacional (RECOBIO), que compreende as Universidades de Brasília (UnB), Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Federal de Goiás (UFG).  O encontro é aberto também a interessados provenientes de outros programas e instituições de ensino. De forma ampla e integrada, o evento visa aproximar e reunir os professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da rede RECOBIO e de outros programas de pós-graduação da UnB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da região centro-oeste.

Estão sendo oferecidas 75 vagas. No primeiro dia serão abordados temas sobre biologia estrutural como dobramento de proteínas, canais iônicos e simulação de membranas celulares. No segundo dia, as palestras terão foco em tópicos relacionados à biologia de sistemas, como modelagem de diferenciação de patógenos e interatoma, e genômica estrutural e funcional, incluindo banco de dados genômico e regulação de microRNAs. No último dia do evento, os temas serão referentes à área de genômica, sistema de anotação automática e análises de estrutura secundárias de RNA. Ao final, será realizada uma discussão entre todos os participantes a fim de fortalecer a integração da Rede.

 

Inscrições e mais informações sobre os dois eventos estão  disponíveis no link: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/iiirecobio-ebb ou pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

 

Fernanda Diniz

Jornalista (MTb 4685/DF)

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.