Deputados do Amapá e Pará reúnem-se em Belém para discutir a Renca

Um momento histórico! Foi assim que parlamentares e técnicos de órgãos ambientais se manifestaram sobre a importância do encontro entre deputados estaduais do Amapá e Pará, durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na tarde desta segunda-feira (30). O tema do encontro foi a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

 

Desde agosto deste ano, quando o presidente da República, Michel Temer (PMDB), assinou decreto que determinava a extinção da reserva, autoridades políticas do Amapá e Pará têm se mobilizado para debater o assunto, uma vez que a Renca está localizada entre os dois estados. O requerimento que solicitou a sessão foi de autoria dos deputados Sidney Rosa (PSD/PA) e Márcio Miranda (DEM/PA).

 

Os parlamentares defendem a união de forças das duas Assembleias para avançar nas demandas de interesse da população. “Temos que ter uma parceria permanente, não apenas para falar sobre a Renca, mas também sobre a ligação rodoviária da BR-156 até a BR-163, em Alenquer; discutir o desenvolvimento do Marajó, que tem tudo a ver com o Amapá, e do Vale do Jari, e todos os assuntos que envolvem os dois estados”, declarou Sidney Rosa.

 

Durante o debate, vários especialistas de institutos ambientais explicaram sobre as potencialidades da Renca e mostraram projetos e pesquisas já desenvolvidos na reserva. A coordenadora do Departamento de Geologia do Serviço Geológico do Brasil, Lúcia Costa, já fez várias pesquisas na área da Renca, que foi tema de seu doutorado. Ela falou que na Reserva Nacional do Cobre e Associados ainda tem muito a ser descoberto. “A área é de potencial elevado para novas descobertas de muitos minerais, além dos vários metais que já foram comprovados, como o ouro, ferro, titânio, manganês e o cobre”.

 

A primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Roseli Matos (PP), que também é presidente da Comissão de Políticas Agrárias (CPA), foi convidada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, para presidir a sessão especial. A parlamentar defendeu a criação de um grupo de trabalho para elaborar um relatório técnico.

 

“Precisamos ser protagonistas dessa discussão. Saímos daqui com uma proposta bem definida, que é a criação de um grupo de trabalho. Elaboraremos uma carta sobre essa temática e entregaremos ao Parlamento Amazônico. Cobrar da Câmara Federal e do Senado uma posição com relação ao assunto. O povo da Amazônia precisa ser ouvido”, afirmou Roseli.

 

Ficou definido ainda que o grupo de deputados marcará uma audiência com os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho e de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para tratar sobre o assunto, além de incluir na pauta mais atenção ao setor madeireiro para o fortalecimento do manejo sustentável e, consequentemente, geração de milhares de empregos para os dois estados.

 

O deputado Max da AABB (SD) destacou a necessidade do encontro. “Era necessário essa união entre os dois parlamentos. Os técnicos esclareceram o assunto. Essa carta, que sairá daqui, ajudará os dois estados. A gente precisa gerar receita, emprego e renda, e só por meio da exploração das nossas riquezas será possível”.

 

Os parlamentares acreditam que o resultado do encontro irá trazer resultados positivos para a população. “É o interesse comum da Região Amazônica. Temos que reivindicar essa participação do Amapá e Pará nessa discussão sobre a Renca e deixar claro o que queremos. Essa atitude e o nosso trabalho em conjunto irão trazer resultados para a nossa sociedade”, disse a deputada Edna Auzier.

 

No fim do encontro, a deputada Roseli Matos agendou uma segunda sessão, em Macapá, para debater com a sociedade e instituições amapaenses, com a participação dos deputados do Pará. Será no dia 29 de novembro. Os deputados Oliveira Santos (PRB), Charles Marques (PSDC), Jory Oeiras (PRB), Augusto Aguiar (PMDB) e Cristina Almeida (PSB) reforçaram a participação do Amapá no debate.

 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap

Texto: Rosiane Almeida

Foto: Gerson Barbosa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.