Cientistas encontram ‘espaço vazio’ secreto na Grande Pirâmide de Gizé

Pesquisadores japoneses e franceses que participaram do estudo consideram que essa é a maior descoberta sobre a pirâmide das últimas décadas

Apesar de existirem há mais de 4 mil anos, as pirâmides egípcias não param de nos surpreender. Considerada a mais monumental das construções, a Grande Pirâmide de Gizé reservou um segredinho para os arqueólogos que a estudam há séculos: um artigo de cientistas japoneses e franceses publicado no periódico científico Nature revela que a pirâmide possui um espaço vazio em seu interior de pelo menos 30 metros de comprimento e nunca antes localizado.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores recorreram a técnicas da física moderna. Ao vasculhar a pirâmide, os cientistas irradiaram raios cósmicos no local e avaliaram a densidade do interior da construção, projetando o tamanho dos espaços preenchidos e vazios — a técnica é chamada de muografia, nome derivado das partículas subatômicas conhecidas como “muons” e que interagem com a matéria.

Apesar de localizarem o espaço vazio, os cientistas ainda não conseguem determinar a disposição do local nem se há possibilidade de encontrar galerias escondidas. Para obter mais informações sobre a descoberta, eles pretendem explorar o interior da Grande Pirâmide de Gizé com um pequeno robô capaz de voar e capturar imagens.

Veja íntegra no site Galileu

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.