Técnica britânica pode recuperar bacias hidrográficas da Amazônia e Pantanal em MT

Ronaldo Pacheco

Destaque na terceira e última audiência pública sobre políticas públicas de revitalização das bacias hidrográficas, o projeto ReNaturalize propõe a restauração fluvial por meio de materiais naturais como troncos, galhos e folhas de árvores. A técnica britânica, que pode recuperar serviços ecossistêmicos em rios brasileiros degradados, foi apresentada na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal para embasar o relatório do senador mato-grossense José Aparecido – Cidinho Santos (PR).

O debate sobre as políticas públicas de revitalização das bacias hidrográficas, registrou êxito acima do esperado e deve servir como referência para futuras discussões. No caso do ReNaturalize, do Instituto Aplysia, a eficácia já foi comprovada na bacia do Rio Mangaraí, no Espírito Santo. Assim, o debate parte agora para a exploração sustentável das bacias da Amazônia Legal e do Pantanal de Mato Grosso.

O Estado é o único brasileiro que possui três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. A Bacia do Pantanal é a que inspira maiores cuidados, pois recebe parcela considerável de dejetos da região metropolitana de Cuiabá. O rio Cuiabá é o amior afluente da Bacia do Paraguai, que forma a histórica Bacia do Prata, desde Cáceres até Montevidéu (Uruguai).

Dentre os resultados positivos apresentados pela presidente do Instituto, Tatiana Heid Furley, estão a melhoria da qualidade da água, aumento da diversidade hidromorfológica do canal, estabilização das margens, reabastecimento do lençol freático e a integração da comunidade.

Veja a íntegra no site Olhar Direto

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.