Prefeitura intensifica diagnóstico precoce do câncer de próstata e oferece 600 exames de PSA

A campanha Novembro Azul alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde. Para despertar o interesse do público masculino, a Prefeitura de Macapá intensifica a coleta de exames de PSA nas Unidades Básicas de Saúde e em parcerias com outras instituições. Nesta sexta-feira, 17, as UBS’s Perpétuo Socorro e Rosa Moita disponibilizaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, vacinação, distribuição de preservativo, e mais de 400 senhas para o exame que detecta alterações na próstata.

Além das atividades nas unidades de saúde, funcionários do Centro Administrativo também puderam realizar exames laboratoriais em uma ação voltada para a saúde do trabalhador. Para eles foram disponibilizados 200 atendimentos, que incluíram a realização de exames como glicemia, colesterol e PSA. “A iniciativa busca sensibilizar os homens a romperem a barreira do preconceito e cuidarem da sua saúde. Quando as alterações são encontradas precocemente as chances de cura são muito maiores dos que descobrem a doença tardiamente”, enfatizou a coordenadora de Saúde do Homem, Riza Lima.

As ações seguem até o fim do mês. Os homens também recebem acompanhamento de diabetes e hipertensão, além de orientação alimentar e nutricional. Para evitar o câncer de próstata, homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer.

A indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/PMM

Contato: 99135-6508

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.