Escola de Cacoal promove Mostra que valoriza a cultura indígena nesta terça-feira

A escola indígena Izidoro de Souza Meireles, de Cacoal, promove nesta terça-feira (21) a 1ª Mostra Cultural. Com uma vasta programação voltada para a cultura indígena. O evento realizado por meio da parceria entre alunos, professores e comunidade indígena e terá início às 16h.

A programação conta com apresentação de danças, músicas, peças teatrais e apresentações de produções textuais. A Mostra contará ainda com torneio de arco e flecha e uma mesa será montada para a exposição de ervas medicinais utilizadas pelos indígenas.

Localizada na Aldeia Paiter, na linha 9, a escola oferece Ensino Básico, Fundamental e Médio. Para a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi, a iniciativa da escola Izidoro mostra o comprometimento com a cultura indígena, tão presente em Cacoal.

“Nós temos em Cacoal 10 escolas indígenas e a cada dia vemos essas escolas se destacando na educação, com projetos inovadores. Recentemente tivemos a professora Elisângela Surui, que conquistou o prêmio Educador Nota 10, por um projeto de alfabetização desenvolvido em uma escola indígena e agora temos o exemplo da escola Izidoro, que está preparando uma mostra cultural para valorizar a cultura indígena. Precisamos incentivar essas escolas nesse sentido, de mostrar o potencial que todas tem, mesclando a educação e a cultura de seu povo”, destacou Marlene Ceconi.

O objetivo do projeto desenvolvido na escola Izidoro de Souza Meireles na Aldeia Paiter é  justamente esse, relacionar o etnoconhecimento da cultura Paiter Suruí, os saberes e tradições passados de geração em geração, com os conhecimentos da Educação Escolar.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Escola Izidoro de Souza Meireles
Secom – Governo de Rondônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.