Fumcult realizará projeto Projeção Cultural no Meio do Mundo

O fim de ano será especial para o segmento cultural de Macapá. A prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), promoverá uma série de eventos, no período de 30 de novembro a 9 de dezembro, pelo projeto Projeção Cultural no Meio do Mundo. Exposições, música, poesia, artesanato, gastronomia, dança e teatro serão oferecidas à população, que acontecerão na capital e no distrito de Fazendinha. Artistas e produtores culturais também participarão de oficinas de capacitação.

A Projeção Cultural no Meio do Mundo acontecerá graças à liberação de recursos federais, garantidos por uma emenda da ex-deputada Dalva Figueiredo, gerenciados pela Fumcult, frutos de convênio com o Ministério da Cultura. O evento visa, além de entreter, promover o intercâmbio entre artistas locais e de outros estados da Região Norte.

“Sobretudo, garantir ao público o acesso gratuito a uma diversidade de espetáculos jamais vista na capital. Vamos ainda oportunizar aos agentes culturais a participação em oficinas de dança e teatro”, ressalta o diretor-presidente da Fumcult, Sérgio Lemos.

Serão mais de 80 atrações culturais contratadas para apresentação em dez dias de evento, a começar pelo já consagrado Estação Lunar, em Fazendinha. “A Projeção Cultural será dividida em várias estações, para oferecer, de modo diversificado, um misto de artes integradas, e uma infinidade de grandes espetáculos”, destaca o diretor da Fumcult.

 

Programação

A Projeção Cultural começará no dia 30 de novembro, na Fazendinha, com o projeto Estação Lunar, que, de acordo com a Fumcult, seguirá o mesmo formato de sucesso obtido nas últimas edições do Macapá Verão. O evento contará com atrações musicais, intervenções poéticas, exposições de arte e artesanato, além de apresentação de grupos de Marabaixo, com início marcado às 19h. No dia 7 de dezembro, o evento voltará a repetir, também na Fazendinha.

Para o público jovem, a Projeção Cultural promoverá o Festival da Juventude, que acontecerá durante três dias seguidos, na Praça Floriano Peixoto, de 1º a 3 de dezembro. Nos dois palcos que serão montados no espaço haverá muita música, peças teatrais e contação de história para a criançada.

O Festival de Rock encerrará as programações da Projeção Cultural no Meio do Mundo. Desta vez, na Praça da Bandeira, no dia 9, com apresentação de bandas locais e da região norte.

Oficinas de dança e teatro

O projeto contempla ainda a promoção de oficinas para artistas e produtores dos segmentos de dança e teatro. O workshop acontecerá no CEU das Artes, na zona norte da cidade. Nos dias 1º, 2 e 3 serão ministradas oficinas de dança, sob a coordenação de Priscilla Matos, e nos dias 4 e 6 ocorrerão as de teatro, com Júlio Adrião. Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo site da Fundação Municipal de Cultura, a partir desta terça-feira, 27. (http://fumcult.macapa.ap.gov.br).

Célio Alício e Júnior Nery

Assessores de comunicação/PMM

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.