Campus Party 2018 dá destaque para o futuro da educação

Fabiana Rolfini

11ª edição do maior evento de tecnologia do País começa nesta terça (30). Programação oferece aulas gratuitas de robótica

Começou ontem, terça-feira (30) o principal evento de tecnologia e internet do País, a Campus Party 2018. Como é de praxe anualmente, a 11ª edição do tradicional encontro de geeks e nerds, que ocorre até 4 de fevereiro, traz diversas novidades em sua programação destinada aos mais de 100 mil visitantes esperados, sendo 12 mil campuseiros (como são chamados os participantes do encontro).

Além do conteúdo apresentado em nove palcos, sendo que a apresentação mais aguardada é a de Steve Wozniak, cofundador da Apple, a Campus Party recebe esse ano o Fórum de Educação do Futuro, no qual diretores, reitores e alunos de instituições de ensino de todo o País debaterão as transformações e tendências, propondo melhorias e soluções às universidades brasileiras.

Por falar em educação e oportunidade, uma das missões da organização é ampliar o alcance da tecnologia para crianças e adolescentes de comunidades carentes através do projeto Include, do Instituto Campus Party. A iniciativa consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica onde jovens podem aprender sobre computação, programação, realidade aumentada e virtual, games, entre outros temas.

Segundo o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, para receber um laboratório do Include, a comunidade só precisa oferecer o local que garanta higiene, segurança e energia elétrica. “O resto, como fornecimento de equipamentos e conexão da internet, é feito pelo instituto em conjunto com parceiros do setor público e privado”, explica.

Até o fim do ano, o instituto pretende superar a marca de 50 laboratórios em operação. O primeiro foi inaugurado em outubro de 2017 na Bahia, Estado que receberá outros cinco no primeiro semestre. Natal, Brasília e Minas Gerais devem receber até dez laboratórios cada até junho.

Veja mais no IDGNow!

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.