59% dos brasileiros não usam preservativos como medida de prevenção ao câncer

O sexo seguro evita a contaminação pelo HPV, que pode causar câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus, pênis, boca e garganta. Entretanto, apesar das campanhas de conscientização e da facilidade de acesso ao preservativo, boa parte da população ainda faz sexo sem proteção.

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), 59% dos brasileiros não usa preservativos como medida de prevenção à doença.

“A transmissão se dá por contato sexual desprotegido ou contato de pele/mucosa com pele/mucosa de áreas acometidas. Por isso o importante é o uso de camisinha, inclusive durante a realização de sexo oral”, informou a oncologista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), Juliana Alvarenga Rocha.

No câncer de colo do útero e pênis, por exemplo, o mero contato com a mucosa e pele da região genital e perineal pode infectar o parceiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a relação entre o sexo desprotegido e câncer também não é conhecida pelos brasileiros: entre os 1500 entrevistados, quase 30% dos brasileiros não imaginam que usar preservativos pode reduzir o risco de desenvolver câncer.

Veja mais no site ES Hoje

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.