Diagnóstico de câncer infantil aumentou 13% em vinte anos; conheça os sintomas

O câncer afeta pessoas em qualquer idade. Nos últimos 20 anos, por exemplo, o diagnóstico da doença aumentou 13% em crianças menores de 14 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para Sérgio Perlamagna, oncologista pediátrico da Central Clinic, clínica do Grupo Oncologia D’Or, isso ocorreu porque os pediatras passaram a considerar alguns sintomas (veja abaixo) como sinais de um possível câncer em seus pequenos pacientes.

Levar uma vida saudável, se alimentando bem e praticando atividades físicas, diminui as chances de os adultos desenvolverem o mal, mas crianças não possuem a mesma alternativa. Por isso, os pais devem ficar atentos aos sintomas, pois o diagnóstico precoce eleva a possibilidade de cura.

— A melhor prevenção ainda é conhecer e ficar atento aos sinais precoces da doença, diferentemente do câncer do adulto, não se conhece os fatores desencadeantes, o que não permite medidas de prevenção eficazes. A detecção precoce é capaz de aumentar as chances de cura em até 75% — diz Sérgio.

Como muitos dos sinais se assemelham aos de doenças comuns e benignas na infância, às vezes, apenas um especialista será capaz de diferenciá-los.

Veja mais no site Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.