103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro

Renata Medeiros

Tem gente que pensa que viajar para fora do país é caro e dá muita dor de cabeça. Acontece que só por ser brasileiro, você pode viajar sem visto para vários países do mundo. E, acredite, para quem está com as malas prontas isso economiza muito tempo e dinheiro e é uma excelente notícia.

E, se você ficou animadinho com a notícia, a coisa toda é ainda melhor que parece. Existe uma lista de nada menos que 103 países para onde brasileiros podem viajar sem visto graças ao acordo econômicos, como o Mercosul (que engloba o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, e associados como Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru). Nesse caso, aliás, até mesmo o passaporte é dispensável na viagem e você só precisa levar sua cédula de identidade.

Mas essa é só uma parte das “nações amigas” que aceitam os brasileiros de braços abertos. Países de outros acordos como o Espaço Schengen (que reúne 30 nações europeias, além de Islândia, Noruega e Suíça; a respeito da política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre países signatários) também não exigem visto, mas requerem passaporte para passar pela burocracia no primeiro país do roteiro.

Regrinhas básicas
Mas, claro, para viajar sem visto é preciso levar em consideração algumas regrinhas. A primeira delas é que existe um tempo máximo de permanência sem essa documentação nos países: de 90 a 180 dias, na maioria dos casos.

A exceção são lugares como as Bahamas, onde a permanência máxima sem o visto é de 14 dias. Na Bolívia também o tempo de permanência é reduzido e não passa de 30 dias.

Veja mais no site Segredos do Mundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.