Lula chega a Curitiba para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

O ex-presidente pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. Ele saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em um avião da Polícia Federal, e será levado para a Superintendência da PF na capital paranaense, onde ficará detido.

Desde quinta-feira (5), quando o juiz Sérgio Moro expediu o mandado de prisão, o ex-presidente ficou na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Lula se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente. O ex-presidente saiu a pé da sede do sindicato às 18h42 e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam.

A saída teve de ser feita dessa maneira porque, às 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância.

O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado em um discurso feito em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo.

A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. Lula afirmou que não iria “correr” e “nem se esconder”.

O ex-presidente também criticou as decisões do judiciário e disse que vai provar sua inocência.

Mandado de prisão

Por ordem de Moro, Lula ficará em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.