Nasa vai lançar satélite para ‘caçar’ planetas

Jonathan Amos

A agência espacial americana lança nesta segunda-feira um telescópio cuja meta é encontrar milhares de planetas para além de nosso Sistema Solar.

A missão Tess usará um foguete Falcon, disparado a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, para mapear a quase totalidade do céu pelos próximos dois anos.

Um dos focos será catalogar milhares de estrelas ainda não conhecidas, em busca de planetas que orbitem ao seu redor – assim como a Terra orbita o Sol.

“Em seguida, estudaremos a composição desses planetas e sua atmosfera”, diz à BBC Jennifer Burt, pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que lidera a missão. “Esperamos conhecer 2 mil a 3 mil novos planetas.”

O observatório espacial James Webb, que deve entrar em órbita em 2020 – e substituirá o telescópio Hubble -, deve ter um papel crucial nessa missão. Suas lentes poderosas terão a capacidade de esmiuçar as atmosferas dos novos mundos a serem descobertos pela Tess, além de buscar pistas de eventual presença de vida nesses planetas.

“Há muito interesse em procurar (o equivalente) às bioassinaturas da Terra, como (a presença) de metano, dióxido de carbono, vapor de água e oxigênio”, explica Paul Hertz, diretor astrofísico da Nasa.

Saiba mais no site BBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.