Abril Marrom: campanha visa prevenir população sobre cegueira

O mês de abril comemora-se o “Abril Marrom”, uma campanha com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção da cegueira. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1.2 milhões de brasileiros cegos. No entanto, aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, pois resultam de causas previsíveis ou tratáveis.

De acordo com o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugenio, as principais causas de cegueira são o glaucoma, catarata, diabetes e a degeneração macular relacionada à idade. “Infelizmente, boa parte da população não tem o hábito de fazer check-up preventivo no oftalmologista e costuma procurar um especialista para tratar destas doenças quando já se encontra em estágio avançado ou de difícil regressão”, comenta o médico.

A catarata é a doença que mais causa cegueira no mundo, porém ela é tratável cirurgicamente e pode recuperar a visão em qualquer estágio, mesmo se a pessoa já tiver ficado cega. Já o glaucoma, segunda maior causa de cegueira no mundo, é um dos distúrbios mais traiçoeiros da oftalmologia por afetar a visão lentamente e raramente apresentar sintomas. “Às vezes o paciente só percebe a perda de visão quando mais de 90% das fibras já estão comprometidas. É uma doença que evolui muito rapidamente e pode causar cegueira irreversível”, afirma Hilton Medeiros.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central nas pessoas acima de 50 anos. O diabetes, por sua vez, causa alterações oftalmológicas em 40% dos portadores da doença e a retinopatia é uma das principais ameaças à visão dessas pessoas. A doença afeta o sistema circulatório da retina, onde há células receptoras responsáveis por perceber a luz e por enviar imagens ao cérebro. Os danos a esses vasos provocam vazamento de fluido ou sangue, causando fibrose e desorganizando a retina. Com isso, o paciente enxergará imagens distorcidas ou borradas, podendo perder totalmente a visão.

Veja mais no Portal Terra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.