Economia brasileira encolheu 0,13% no primeiro trimestre, aponta Banco Central

Retração no mês de março chegou a 0,74%

BRASÍLIA – A economia brasileira frustrou expectativas e encolheu no primeiro trimestre. O índice do Banco Central que mede a atividade do país (IBC-BR), divulgado nesta quarta-feira, mostrou que a atividade caiu 0,13%. A previsão dos analistas do mercado financeiro era de uma alta de 0,2% nos três primeiros meses do ano. Pelas contas da autoridade monetária, o Brasil interrompeu uma sequência de quatro trimestres de crescimento.

Segundo o BC, houve uma retração da atividade econômica em cada um dos três primeiros meses deste ano. Em março, o tombo foi o mais forte: 0,74%. Isso puxou o desempenho trimestral ainda mais para baixo.

O setor de serviços, que já foi motor do crescimento há alguns anos, continua sem reagir e segue cada vez menor. No primeiro trimestre, encolheu 1,5%. Já indústria e varejo tiveram um desempenho positivo, apesar de os dados de março revelarem a fraqueza e inconstância da recuperação.

A indústria teve uma expansão de 3,1% nos três primeiros meses do ano. O comércio cresceu 3,8%.

O indicador do Banco Central foi divulgado justamente no dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) decide os próximos passos da estratégia de controle da alta de preços. A retração da economia reforça a ideia de que o BC cortará novamente a taxa de juros para estimular a inflação no Brasil.

Atualmente, os juros básicos estão em 6,5% ao ano e devem cair para 6,25% ao ano na tarde desta quarta-feira. Assim, o Copom quer fazer com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saia do atual patamar, de 2,76%, e chegue a 4,25% no ano que vem.

Diante da fraca atividade econômica e da baixa demanda, a inflação tem ficado abaixo da meta do governo. Nos últimos 12 meses, a expansão da economia foi de apenas 1,05%. A projeção dos analistas é que o país cresça 2,51% neste ano. A cada divulgação que mostra que a retomada ainda não ganhou tração, os economistas têm revisado suas apostas para baixo.

Leia mais em O Globo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.