Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

O Amapá através do Museu Sacaca está inserido nesta semana especial, e preparou uma programação de 17 à 20 de maio, com diversas atividades que estão inseridas no Tema da Semana de Museus – “Museus hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos”

De acordo com o IBRAM, há 200 anos surgia o primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ). De lá para cá, muita coisa mudou, seja na sociedade como também no fazer museal. Os públicos de hoje, cada vez mais exigentes e segmentados, ensejam novas abordagens, especialmente em uma era na qual a internet ampliou em larga escala a produção e o acesso à informação e por mais que o digital seja um caminho sem volta, é relevante ressaltar que nem todo fazer museal deve assentar apenas em uma estratégia desse nível. Segundo dados recentes do “TIC DOMICÍLIOS” (https://cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_2016_LivroEletronico.pdf ) que realizou em 2016, uma pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros, 54% dos domicílios tem acesso à internet no Brasil. Ou seja, 46% da população ainda não está incluída, mesmo com o crescente número de conexões via smartphones e tabletes. É preciso ainda se dedicar àqueles ‘fios’ (indivíduos) que estão offline, especialmente em áreas periféricas, rurais e regiões de difícil acesso.

Esse movimento de abertura e inclusão tende a gerar uma modalidade de ação mais ‘colaborativa’ e ‘descentralizada’ – palavras-chave na contemporaneidade digital. No século 21, o museu deve caminhar junto com o seu público – ou seja, novos públicos pedem sim novas abordagens!

O tema cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, vale ressaltar que o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto…e isso é ainda demasiadamente humano.

Durante os três dias de atividades em homenagem ao Dia do Museu, e dando ênfase à temática, o Museu Sacaca estará disponibilizando de uma praça digital totalmente livre para que o visitante possa levar para o mundo tudo o que há dentro do Museu.
Entrada Franca.

PROGRAMAÇÃO

17 de maio – quinta-feira – das 14h às 17h
Tema: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
Abertura: Hedivelson Queiroz – Coordenador do Museu Sacaca.
Local: Auditório Waldemiro Gomes (Museu Sacaca)
Público: Estudantes com especialização nos cursos de artes.

Atividade: Ensaios Fotográficos com Celular
Local: Exposição a Céu Aberto Museu Sacaca

Apresentação do Grupo de Dança Aguinaldo do Santos
Local: Praça das Etnias do Museu Sacaca

Manhã:18 de maio – sexta-feira – das 09h às 12h
Contação de estórias e visitas mediadas
Local: Exposição a Céu Aberto Museu Sacaca
Público: Escolas e visitantes

Tarde: 18 de maio – sexta-feira – das 14h às 17h
Oficina de desenhos
Local: Maloca Multiuso Museu Sacaca
Público: Escolas e visitantes

Manhã:19 de maio – sábado – das 09h às 12h
Transmissões ao vivo do museu pelas redes sociais: “live”
Visitas mediadas e visita ao Planetário.
Local: Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca.

Tarde:19 de maio – sábado – das 15h:30min às 17h:30min
Roda de Conversa: CONECTIVIDADE E MUSEUS
Local: Praça das Etnias do Museu Sacaca.
Mediador: Cláudio Rogério (Comunicação do IEPA)
Público: Estudantes de Comunicação, Turismo, técnicos em museologia, representantes dos órgãos públicos que gerenciam museus, entre outros.
Domingo no Museu – 20 de maio
Das 09h ás 17h – Visitas mediadas
14h – Ensaios fotográficos com celular.
16h – Atividades culturais com grupos regionais de dança, música e teatro.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.