Concurso Educação: MEC autoriza 1.025 contratações por concurso público

O Ministério da Educação autorizou por meio de portaria no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 16 de maio, a contratação de 1.025 servidores nas carreiras de professor e técnico administrativo dos Institutos e Universidades Federais.

Ao todo, as contratações atenderão 32 institutos federais, 2 centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. As vagas serão distribuídas por todo o país, sendo 810 para professores e 395 para técnicos administrativos em educação.

De acordo com a portaria de n° 447, o MEC prioriza as contratações por meio de novos concursos públicos. Entretanto, as instituições podem usar as vagas disponibilizadas para convocações de certames anteriores que, ainda, estejam válidos. Isso porque têm autonomia para esse tipo de decisão.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, as novas vagas são importantes porque garantem a continuidade da oferta e a qualidade do ensino nas instituições da Rede Federal. “Como nós temos o processo de expansão da Rede Federal e da oferta do ensino técnico, precisamos garantir que essa oferta seja 100% executada”, explicou. “Então, a cada ano, os institutos vão pedir novas contratações porque eles ampliaram a quantidade de matrículas, ou porque aquele curso começou com um número de professores, e para continuar precisa contratar professores”, disse o ministro.

Saiba mais no Gran Concursos

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.