Exercitar-se quatro vezes por semana deixa coração e artérias ‘jovens’

Estudo mostra que tamanhos diferentes de artérias são afetadas de formas distintas pela quantidade de exercício praticada

Exercitar-se de quatro a cinco vezes por semana ajuda a evitar que as artérias centrais maiores, que levam sangue ao coração, enrijeçam, as deixando mais “jovens”, indica pesquisa. Exercitar-se de duas a três vezes apenas minimizaria o enrijecimento das artérias de tamanho médio.

Qualquer forma de exercício reduz o risco de problemas no coração. Mas pesquisadores mostraram que tamanhos diferentes de artérias são afetadas de formas distintas pela quantidade de exercício praticada. As artérias maiores precisam de maior frequência de exercícios para diminuir o avanço do envelhecimento, disseram os pesquisadores.

As descobertas ajudarão a ver “se podemos reverter o envelhecimento de um coração e dos vasos sanguíneos usando a quantidade certa de exercício, na hora certa”, explicou Benjamin Levine, um dos autores da pesquisa.

O estudo, publicado no The Journal of Physiology, avaliou o histórico de 102 participantes ao longo de suas vidas e mediu a rigidez de suas artérias, vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do corpo. A estrutura de cada uma é como a de um tubo, e, ao longo do envelhecimento, elas tendem a enrijecer, aumentando os ricos de problemas cardíacos.

Veja íntegra no site iBahia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.