Como vai o seu intestino? Conheça as principais doenças inflamatórias

A presidente da seção estadual do Mato Grosso da Federação Brasileira de Gastrenterologia (FBG), Elaine Ferreira, explica quais são as doenças combatidas no “Maio Roxo”

A campanha “Maio Roxo” tem o objetivo de trazer mais informações sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII). As principais delas são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Tratam-se de doenças crônicas com sintomas e tratamentos muito parecidos, sendo diferenciadas apenas pelo local onde se desenvolvem. O Crohn pode afetar todo o aparelho digestivo, já a retocolite acomete apenas o intestino grosso.

Doença de Crohn: doença crônica inflamatória imunológica que pode afetar todo o sistema digestivo, em especial as paredes do intestino. As lesões são salteadas e acometem toda a espessura do órgão. O processo inflamatório pode abranger da boca ao ânus e, em casos mais graves, gerar fístulas (ruptura na parede do intestino), obstrução intestinal e perfuração que exigem intervenções cirúrgicas.

Retocolite ulcerativa: doença crônica inflamatória imunológica que acomete principalmente as paredes do intestino grosso. As lesões são contínuas e superficiais e causam sangramento intestinal. A longo prazo, em torno de dez anos, a doença pode evoluir para um câncer.

Saiba mais no R7

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.