10 alimentos poderosos para fortalecer a imunidade no inverno

Vale lembrar que, além do consumo regular desses alimentos, é preciso manter uma atividade física constante, reduzir o estresse e adotar hábitos mais saudáveis

O inverno está chegando e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para este ano está dentro da normalidade, exceto por algumas ondas de frio em determinadas regiões. Com isso, o brasileiro já começa a se preocupar com as doenças mais comuns desta época como resfriados, gripes, alergias, sinusites e outras. Nesta estação, elas são mais comuns em razão da aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias.

Para auxiliar aqueles que buscam prevenção, a Rede Covabra de Supermercados buscou dicas com a nutricionista Maria Fernanda Kawabata, para ajudar na escolha de alimentos encontrados em supermercados e que ajudam a fortalecer o sistema imune em diferentes aspectos, conheça:

Pixabay CC

Frutas cítricas: As mais comuns são laranja, acerola, mexerica, limão, kiwi, morango. Famosas pelo alto tero de Vitamina C, antioxidantes, fibras, flavanóides e propriedades antiinflamatórias. No geral ajudam a aumentar a imunidade prevenindo contra o aparecimento de doenças, inclusive câncer e doneças cardiovasculares. Um ponto importante para ressaltar é que a vitamina C é sensível e oxida facilmente com a luz e calor. Então, o ideal é consumir as frutas in natura ou os sucos logo que preparados. Ainda para os sucos, consumi-los com as cascas e bagaços enriquece a bebida em relação aos nutrientes e fibras.

Pixabay CC

Gengibre: Rico em vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes. Possui ação bactericida, antiinflamatória e antissépica, o que fortacele as defesas do organismo. Uma colher de gengibre ralado duas vezes por dia ou tomar chá de gengibre (2 colheres em um litro de água) durante o dia garantem esses benefícios.

Pixabay CC

Couve: Muito utilizada em “sucos detox” graças ao seu poder de limpeza no organismo, a couve ajuda a eliminar impurezas, mandando embora o que é ruim. Além de ser um ótimo antiinfalmatório, ajudar na cicatrização e renovação das células.

Pixabay CC

Tomate: Muito comum na mesa do brasileiro, ele possui Licopeno – um antioxidante que possui fundamental para prevenir o câncer e no combate a outros tipos de tumores. Também protege o coração das donças cardiovasculares.

Pixabay CC

Vegetais verde-escuros: São eles o brócolis, couve de bruxelas, rúcula, espinafre, chicória e a própria couve. Ricos em ácido fólico, vitamina A, B6 e B12 que possuem um papel importante na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico também é um nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Veja íntegra no site Notícias ao Minuto

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.