Atividades em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil ocorrem nesta segunda

Com o objetivo de mobilizar a população contra a exploração do trabalho infantil, o Projeto Girassol do Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) promove, nesta segunda-feira (11), das 10h às 22h, a exposição “Trabalho Infantil Nem Brincando”. Será realizada no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Avenida General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, Manaus.

Às vésperas do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado dia 12 de junho, a iniciativa abordará a temática por meio da arte e de atividades lúdicas e educativas.

No período da manhã haverá a abertura da mostra composta por grafites de autoria dos jovens e oficineiros do Projeto Girassol. À tarde, será realizada a roda de conversa “Educação no Combate ao Trabalho Infantil” com mediação do pedagogo Rigor Maranhão, além de oficina de artes para crianças e apresentação cultural da Cia de Dança do Projeto Girassol, a Raça Clã.

Durante toda a programação, crianças, adolescentes e adultos poderão participar de jogos educativos com os temas “Futuro em Jogo” e “Brincar não dá Trabalho”. Para encerrar o evento, à noite, haverá apresentações musicais de Gabriel Marques e Lorenzo Fortes, ex-participantes do The Voice Kids.

“A proposta é disseminar informação sobre a importância do combate ao trabalho infantil. É dever constitucional da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos da criança e do adolescente com absoluta prioridade”, afirma a assistente social do projeto, Ruana Silva.

Ainda segundo ela, os acadêmicos que participarem das atividades receberão certificado de horas complementares.

Sobre o “Girassol”

O projeto “Girassol na Defesa e Garantia dos Direitos” desenvolve atividades voltadas para adolescentes, entre 12 e 17 anos, e suas respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes no bairro Parque Dez e seu entorno.

Por meio de ações esportivas, culturais e de lazer, o projeto garante a efetivação de seus direitos e o exercício da cidadania. Também estimula a prática do diálogo e a combinação entre as experiências, saberes e interesses dos participantes.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.