Nasa encontra indícios de que Marte tenha abrigado vida no passado distante

Claudio Yuge

Encontrar vida fora do planeta talvez esteja entre os maiores sonhos da humanidade e a cada ano que passa a Nasa parece estar mais perto de comprovar isso. A grande novidade desta vez foi encontrada pela rover Curiosity, em Marte: evidências preservadas em rochas sugerem que o Planeta Vermelho abrigou vida no passado.

As novas descobertas são moléculas orgânicas presentes em pedras sedimentares de 3 bilhões de anos, próximo à superfície, assim como variações sazonais dos níveis de metano na atmosfera. O elementos encontrados contêm carbono e hidrogênio e podem incluir oxigênio, nitrogênio e outros componentes.

Isso ainda não comprova nada, pois embora comumente associados à vida, as moléculas orgânicas também podem ser criadas por processos não biológicos. Mas é um bom caminho para encontrar o que tanto procuramos. “Com essas novas descobertas, a Mars nos diz para manter o curso e continuar buscando evidências de vida. Estou confiante de que nossas missões contínuas e planejadas irão desvendar ainda mais descobertas de tirar o fôlego no Planeta Vermelho”, anima-se Thomas Zurbuchen, administrador associado para a Diretoria de Missão Científica na Sede da Nasa.

Veja mais no site Tecmundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.