Perdeu, Facebook: WhatsApp se torna principal canal de debates e mobilizações sociais

No que tange aos debates e mobilizações sociais através da internet, parece que o Facebook tem perdido bastante espaço para o WhatsApp. A rede social que foi crucial para as manifestações de 2013 já não é tão utilizada para estes propósitos. Em vez disso, os usuários recorreram ao aplicativo de mensagens e o transformaram no principal canal de organização de eventos.

De acordo com uma reportagem do G1, que ouviu alguns especialistas, acadêmicos, ativistas e empresários, o app de bate-papo se tornou nos últimos 5 anos “a forma mais simples de se comunicar”, principalmente para aqueles que tiveram o contato com a internet pela primeira vez.

Entre os fatores de mudança apontados pelos entrevistados, também está o fato de que o Facebook se tornou um local de discussões políticas e brigas, o que afugentou muitos usuários insatisfeitos.

Também foram cruciais as políticas de distribuição de conteúdo do Facebook, que fizeram com que publicações não fossem mostradas conforme são publicadas. O algoritmo decide o que o usuário verá, baseado nas preferências, e isso pode excluir posts com determinada orientação política ou de parentes e amigos que estavam sem publicar há algum tempo.

Veja íntegra no Tudo Celular

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.