Melhores países para estudar na América Latina

Conheça algumas das instituições de ensino mais famosas e conceituadas da América latina

Ás vezes o sonho de estudar em uma universidade renomada em um país estrangeiro, pode estar mais perto do que a gente imagina. Isto porque a América Latina possui ótimas instituições.

No ranking das 10 melhores instituições o Brasil lidera com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP), mas também existem boas opções em países como o México, Uruguai e Colômbia.

Para ajudar na sua decisão, listamos 03 universidades que estão entre as melhores da América Latina. Veja quais são:

1)     Universidade da República do Uruguai

Localizada na capital Montevidéu, a Universidade da República do Uruguai é a única universidade pública do país, sendo a mais importante instituição de ensino superior do país. A instituição engloba diversas faculdades como de Direito, Medicina e Arquitetura, que possuem mais de 100 mil estudantes.

Para ingressar na instituição sendo estrangeiro é preciso realizar alguns protocolos, que você pode saber direitinho nesse link. Diferente do Brasil, não é preciso participar de um processo seletivo para estudar na universidade.

Alguns brasileiros que moram no Uruguai consideram a educação um ponto forte, sendo de qualidade e acessível, inclusive as instituições particulares.

No entanto, quem deseja estudar no Uruguai deve saber que o custo de vida é alto, por isso é bom pesquisar sobre o mercado de trabalho e saber quais as oportunidades que um estrangeiro possui para trabalhar no Uruguai.

2)     Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITSEM)

No 6º lugar no ranking das 10 melhores universidades da América Latina, este centro tecnológico fica localizado na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo Léon, no México. Conhecida por ter sido a primeira universidade a se conectar à internet no ano de 1989, o ITSEM foi fundado em 1943 e possui um pré-vestibular para o ingresso de alunos, sendo uma instituição particular.

O instituto inicia as aulas no mês de setembro e finalizam no meio do mês de junho, seguindo o modelo das escolas europeias.

É considerada uma boa opção para quem se interessa em tecnologia e procura uma formação nesta área.

Para saber mais detalhes sobre o ingresso de brasileiros em universidades do México, além de saber sobre o mercado de trabalho do país, você pode acessar este link.

3)     Universidade do Chile

Localizada na cidade de Santiago, possui 13 campi e fundada em 1842, é considerada uma instituição bem complexa por possuir estudos acadêmicos em todas as áreas, além de concentrar 37% do total de publicações científicas do país por ser o principal centro de investigação científica chileno.

A Universidade do Chile ainda é conhecida pela fundamental contribuição à cultura do país e possui mais de 24 mil estudantes em cursos de graduação e 6 mil alunos cursando pós-graduações.

Para ingressar na universidade é necessário fazer uma prova denominada PSU (Prueba de Seleccion Universitária). Para se inscrever pode-se utilizar o passaporte, além de um documento chamado NEM (Notas de Ensenanza Media).

Então, estas foram apenas 03 de várias universidades da América latina nas quais você pode estudar e obter uma formação de qualidade, além de poder conhecer e morar em um lugar diferente, com uma cultura diferente e viver diversas experiências importantes para a sua vida.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.