Redes sociais usam ‘cocaína do comportamento’ para viciar seus usuários

Felipe Payão

Facebook, Twitter e Snapchat viciam seus usuários com “cocaína do comportamento”, é o que afirma uma investigação/documentário da BBC chamada Panorama. A BBC afirma que uma fonte interna da indústria confirmou as ações ‘viciantes’ para deixar os usuários engajados com os produtos.

Segundo a fonte interna, as redes sociais desenvolvem suas plataformas para promover o comportamento aditivo. Aza Raskin, o cara que inventou o recurso de rolagem infinitas em sites, comentou o seguinte para a BBC: “É como se eles estivessem pegando uma cocaína comportamental e espalhando por toda a sua interface. E isso é o que mantém você voltando e voltando. Por trás da tela do seu telefone, geralmente ou literalmente, há mil engenheiros que trabalharam nisso para tentar torná-lo mais viciante”.

Raskin, que já trabalhou na Jawbone e Mozilla, ainda comentou que as empresas de tecnologia realizam testes o tempo todo para descobrir qual a melhor maneira de viciar um usuário — e isso envolve até mexer na cor e na forma do botão “Curtir” do Facebook. Veja mais: Vício e dependência de computador e internet

Veja íntegra no Tecmundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.