Dez dicas para viajar com saúde nas férias de meio de ano

Viajar com a família demanda organização. A uma semana do início do recesso escolar, é preciso acertar os últimos detalhes. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é checar a caderneta de vacinação da família inteira e atualizar vacinas como tétano, difteria, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola.

— Atualmente, vivemos o ressurgimento de casos de sarampo no Brasil. Qualquer pessoa acima de 1 ano que não tenha registro de vacina ou vacinação incerta deve atualizar a vacina tríplice viral antes de se deslocar, especialmente para a região Norte do Brasil — informa o infectologista Jessé Reis, do Alta Excelência Diagnóstica.

Para quem faz uso constante de medicamentos, é melhor garantir uma quantidade suficiente de remédios para a viagem, pois há o risco de as farmácias do destino de férias não oferecerem especificamente seu comprimido.

Dependendo do lugar para o qual o paciente vá viajar, ele pode sentir dificuldade de encontrar medicações para pressão, colesterol e remédios controlados que precisam de receita. É bom conversar com o médico — diz Otavio Gebara, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula.

Antes de embarcar no carro, no avião, no ônibus ou no navio, prefira comidas leves e passe bem longe de pratos como feijoada. Viajar de barriga muito cheia pode causar sono (perigo para quem vai dirigir) e provocar enjoos durante o trajeto.

Caso a viagem seja de carro, programe paradas a cada duas horas: aproveite o momento para caminhar, esticar as pernas e movimentar todo o corpo. Faça o mesmo nas paradas de ônibus. Se estiver viajando de avião, levante para ir ao banheiro e ande durante um tempo pelo corredor.

— Ficar muito tempo parado na mesma posição aumenta as chances de trombose, principalmente para as mulheres que tomam anticoncepcional — alerta Carmen Lascasas, médica angiologista do Laboratório Sérgio Franco.

Confira as dicas completas no site Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.