Enem 2018 pode pegar carona na Copa da Rússia e trazer Guerra Fria como tema

No próximo domingo Croácia e França disputam a final da Copa do Mundo da Rússia. E, independentemente do resultado, a final europeia é um prato cheio para o Exame Nacional do Ensino Médio, que costuma contextualizar questões atuais com acontecimentos históricos. Segundo o professor de História do Colégio Notre Dame Pablo Hernandez, o Enem 2018 pode pegar carona na Copa e usar a Guerra Fria como tema.

— A Rússia é um país muito relevante na geopolítica mundial, sendo vários os momentos em que a história do país se conecta com a trajetória de outras nações, incluindo o Brasil – explica o professor, acrescentando que o período ainda tem reflexos significativos no mundo contemporâneo.

A convite do EXTRA, ele listou cinco tópicos que os alunos não podem deixar de estudar sobre a Guerra Fria:

1- Corrida armamentista

Durante a Guerra Fria as duas superpotências EUA e URSS concentraram um enorme potencial bélico. O advento da bomba atômica colocou o mundo em estado de alerta, com a iminência de um confronto nuclear de consequências catastróficas. O debate contemporâneo sobre a desnuclearização de países que possuem potencial atômico para fins bélicos é bastante significativo e se conecta com a história do período.

2- Socialismo X Capitalismo

A questão ideológica é fundamental para entender o período. Compreender o socialismo e sua fundamentação, bem como a disputa com o capitalismo enquanto sistema político e econômico é um ponto chave para uma boa nota no Enem. É importante ter uma atenção extra com relação aos pressupostos do socialismo e do capitalismo, fugindo de interpretações rasas e do senso comum.

Saiba mais no site Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.