Exercícios físicos poderiam evitar 10 mil casos de câncer por ano

Pesquisa feita na USP relaciona câncer de mama e de cólon à falta de atividade

O Brasil poderia ter até 10 mil casos de câncer a menos por ano se houvesse mais adesão à prática de atividade física entre a população. A afirmação faz parte de um estudo realizado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade de Queensland. O artigo foi publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology.

Para chegar a essa proteção máxima, no entanto, seriam necessárias 5 horas de atividade física diária. Acredita-se que esse era o nível de movimento que o ser humano tinha quando vivia em sociedades caçadoras. Mas até os pesquisadores acham praticamente impossível alcançar esse nível de atividades hoje em dia, considerando a rotina de boa parte da população.

A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, mostra que aproximadamente metade das pessoas sequer atingiu a recomendação mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de exercícios por semana, ou seja, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo mais intenso.

Saiba mais no Catraca Livre

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.