Concursos públicos da semana oferecem 1.674 vagas com salários de até R$ 21 mil

Inscrições abertas para concursos públicos em todo País oferecem oportunidades em todos os estados e para todos os níveis de escolaridade

Um levantamento recente feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que o número de consumidores inadimplentes cresceu 4,21% no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado e chegou a 63,4 milhões. Somando aos 13 milhões de desempregados divulgados pelo IBGE, cada vez mais gente está olhando para os concursos públicos como uma solução possível.

Mas se os concursos públicos estão se tornando mais interessantes, isso também é sinal de que a concorrência está ficando maior. Portanto, o concurseiro que desejar alcançar um bom resultados nas provas, deve se preparar bem para aumentar suas chances de êxito e aprovação.
Pensando nisso, a equipe do Brasil Econômico entrevistou o coach de carreira e professor da Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto, que reuniu 10 coisas que todo candidato que está se preparando para enfrentar esse desafio precisa saber sobre concursos públicos. Na sequência, confira os concursos públicos que estão com inscrições abertas , mas que se encerram nesta semana.

  1. Você precisa encarar o concurso como um projeto de vida

    O cargo público tem uma série de vantagens em relação ao que se observa na carreira privada, como estabilidade, altas remunerações e planos de carreira, mas isso tudo não vem de graça. É preciso encarar a preparação para o concurso como um projeto de vida e estudar até passar. Pense que em um curso superior o aluno se prepara por, no mínimo, quatro anos, muitas vezes pagando altas mensalidades, e não tem nenhuma garantia de emprego ao final. Para ser aprovado em um concurso competitivo costuma-se demandar de 6 meses a 2 anos.

2. Não adianta passar e não gostar do trabalho

Antes de iniciar sua preparação para qualquer concurso, conheça os cargos públicos e atribuições para determinar qual é mais compatível com sua personalidade. Não adianta ser aprovado em 10 concursos se você não for feliz em seu novo emprego

3. Cada concurso pode ter requisitos específicos

Há regras gerais em termos de requisitos exigidos para ingressar na carreira pública. Por exemplo, a idade mínima necessária é de 18 anos, e a máxima de 75. É necessário estar em dia com obrigações eleitorais e militares. Em regra, você pode até ter inscrição em órgãos de proteção ao crédito (SERASA, SPC e SCPC), exceto se pretende ser bancário. Concursos para polícia, às vezes, exigem altura mínima e costumam ter provas físicas. Quaisquer requisitos devem, em todos os casos, ser comprovados no ato da posse.

Veja mais no Economia – iG

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.