Vai viajar para fora do país? Veja como e onde tirar o passaporte

A primeira viagem a um país estrangeiro ninguém esquece. Nem deve. E para que tudo ocorra da melhor maneira, planejamento é fundamental. A começar pelo passaporte, aquele documento verde essencial para entrar na fila da imigração. Com validade de dez anos, a emissão do passaporte pela Polícia Federal (PF) custa R$ 257,25. Para formalizar o pedido, basta agendar, ir ao posto da PF para recolher digitais, assinatura e fotografia. Veja abaixo o passo a passo para não perder a viagem.

Do site ao posto

Para começar, acesse a página da Polícia Federal, com os documentos em mãos, e clique no ícone ‘requerer passaporte (para brasileiros)’. Em seguida, em ‘emissão do passaporte’. É o item 2 da lista, que leva a três formulários. Preencha os dados de cada um, sempre selecionando o botão ‘próximo’. Para finalizar, clique em ‘enviar’ e gere a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de R$ 257,25.

Após o pagamento, em qualquer agência bancária, e a compensação da guia, você deve agendar o atendimento em um dos postos disponíveis. Selecione a data e dirija-se ao posto na data marcada. É possível reagendar até três vezes, mas fique atento à data da sua viagem, e não deixe para a última hora.

Veja íntegra no Extra

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.