Profissional de odontologia destaca a importância da saúde bucal

Devido à carência da população, muitas faculdades prestam atendimento odontológico gratuito

Hoje, 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista. Boa oportunidade para destacar a importância do profissional de odontologia para a população. Da prevenção ao diagnóstico, o cuidado especializado é imprescindível para a saúde bucal. “A saúde começa pela boca”, define o especialista Emílio Barbosa, coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

A prevenção e o tratamento de doenças que acometem a boca irão refletir na saúde geral do indivíduo, pois muitas doenças podem ser evitadas ou controladas com uma adequada higiene oral e visitas regulares ao dentista. “A nossa boca é a porta de entrada e saída de vários elementos, desde os alimentos que ingerimos até a comunicação e expressão que fazemos com esta parte do corpo”, acrescenta.

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) incentiva a saúde bucal em todas as idades. Desde 2016, quando a Clínica Escola de Odontologia foi aberta, a universidade oferece atendimento odontológico gratuito para a sociedade. Para conseguir atendimento é muito simples. O candidato ao tratamento deve procurar a clínica, participar de uma triagem para entrar na lista de espera para ser chamado para o atendimento, conforme sua necessidade e disponibilidade de vagas.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia da UDF, em média, são realizados 60 atendimentos por dia. “A procura é grande graças à dedicação dos alunos, equipamentos novos, modernos e devido ao custo baixo ou gratuidade dos procedimentos”. A triagem na clínica é realizada às quintas e sextas-feiras, das 14 às 16h, por ordem de chegada. “O atendimento é realizado pelos próprios estudantes e a maioria procedimentos são gratuitos, exceto as próteses”, assegurou.

Devido à carência da população, muitas outras faculdades também prestam atendimento odontológico gratuito para a comunidade. A graduanda de Odontologia Rafaela Skowronski atua na clínica escola da Faculdade de Ilhéus. “A maioria dos pacientes não tem conhecimento básico sobre higiene oral, não sabe a importância e função dos dentes. Em razão disso, acha que a melhor solução para tudo é a extração”, conta a estudante que, além de conscientizar os pacientes sobre a importância de uma boa higienização, já realiza alguns procedimentos, devidamente supervisionada por professores e coordenadores. “De acordo com a necessidade, realizamos limpeza, restauração dos dentes e a confecção de próteses. Esse conjunto de procedimentos vai trazer de volta não só a autoestima, como também reabilitar as funções mastigatórias e fonéticas”, conclui.

 

Bolsas de estudo para Odontologia

Gostaria de também ajudar pessoas que precisam deste serviço? Você pode cursar uma graduação de Odontologia com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Os descontos podem chegar até 70% nas mensalidades. Para se inscrever acesse o site http://www.educamaisbrasil.com.br/amazoniabrasil.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.