Programa Merenda em Foco capacita merendeiras, diretores de escola e conselheiros em Tartarugalzinho

As oficinas do Programa Merenda em Foco capacitam e orientam os atores envolvidos no processo de aquisição da merenda escolar de acordo com as exigências do FNDE

Denyse Quintas

De Tartarugalzinho/AP

Como parte da programação técnica na Caravana Empreendedora em Tartarugalzinho/AP, o Sebrae, por meio do Programa Merenda em Foco, promove oficinas para merendeiras, diretores das escolas municipais e conselheiros da alimentação escolar. As capacitações ocorrem na Câmara de Vereadores do município, no período de 26 a 28, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com a analista de projetos do Sebrae, Francinne Bacelar, o objetivo nas oficinas do Programa Merenda em Foco é capacitar e orientar os atores envolvidos no processo de aquisição da merenda escolar, cumprindo a Lei nº 11.947 e Resolução 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“De forma lúdica, por meio de jogos interativos buscamos melhorar a performance de cada ator e assim contribuir para a melhoria de uma alimentação escolar mais saudável respeitando a vocação agrícola e promovendo o desenvolvimento local”, disse a analista de projetos do Sebrae, Francinne Bacelar.

Oficinas

A oficina para merendeiras e merendeiros, qualifica os manipuladores de alimentos nas escolas municipais; orienta quanto a utilização de produtos da agricultura familiar; o bom aproveitamento dos alimentos na elaboração da refeição e, cuidados de higiene e manipulação no dia a dia da escola. A qualificação é conduzida pela consultora do Sebrae, Amandha Furtado.

Na oficina para diretores escolares, o foco é a capacitação quanto ao Programa Nacional da Alimentação Escolar da Alimentação Escolar (PNAE) que orienta sobre a importância na gestão do armazenamento e distribuição dos alimentos no dia a dia da escola. O treinamento é com a consultora do Sebrae, Kirlian Oliveira.

A oficina para conselheiros da alimentação escolar habilita os conselheiros quanto ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE); orienta a importância da atuação do conselho no monitoramento e fiscalização da merenda escolar, no município. Os conhecimentos são repassados pela consultora do Sebrae, Kirlian Oliveira.

Tartarugalzinho

De acordo com Termo de Cooperação Técnica assinado pelos parceiros Sebrae e Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho, o Programa Merenda em Foco é desenvolvido para as 26 escolas na rede pública municipal; sendo cinco (5) escolas na área urbana e 21 na área rural, em regiões terrestre e fluviais.

As oficinas reúnem 26 diretores escolares; 62 manipuladores de alimentos, entre merendeiros e merendeiras; e 14 Conselheiros da Alimentação Escolar (CAE), sendo sete (7) titulares e sete (7) suplentes. Cumprindo a Resolução 26 do FNDE, o conselho é composto por um (1) representante do poder executivo; dois (2) representantes das entidades de trabalhadores da educação e de discentes; dois (2) representantes de pais e alunos matriculados; e dois (2) representantes indicados por entidades civis organizadas.

Ações

A Caravana Empreendedora do Sebrae é uma ação itinerante e contínua da instituição, que beneficia os municípios no estado e promove palestras, cursos, oficinas, consultoria empresarial e orientação para formalização do Microempreendedor Individual (MEI), alteração cadastral (mudança de endereço, inclusão e exclusão de atividades, baixa do MEI e declaração e parcelamento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Equipe

Sob a coordenação da analista de projetos do Sebrae, Francinne Bacellar, a Caravana Empreendedora no município de Amapá conta com os técnicos Renê Barbosa, Thainá Rodrigues, Sandra Gama, Jéssica Almeida, Rosiani Nery, Reginaldo Macêdo, Gilvana Rosa, Adélio Barros, Vanusa Collares, Cleane da Silva e Denyse Quintas.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.