Escola Sesi, em Macapá-AP, sela parceria com a Inteligência Relacional e inclui Educação Socioemocional na grade curricular

Com a chegada de uma metodologia inovadora, cerca de 1300 alunos da instituição irão aprender a desenvolver competências como empatia, cooperação, tolerância e autoestima, além de habilidades para resolução de conflitos

Cerca de 70 educadores da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), unidade Macapá, participam, nos dias 10 e 11 de janeiro, de uma formação em Educação Socioemocional. A ação acontece por meio de uma parceria entre a instituição de ensino e a empresa Inteligência Relacional, pioneira no país na criação de uma metodologia que desenvolve a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, diretrizes presentes na Lei Antibullying e parte integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nessa primeira etapa, a consultora pedagógica da Inteligência Relacional irão apresentar à equipe escolar os fundamentos e conceitos que permeiam a Educação Socioemocional, que visa desenvolver a temática da boa convivência entre alunos, docentes e família. Além disso, será apresentado o material pedagógico seriado e exclusivo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os recursos práticos que podem ser aplicados no desenvolvimento da metodologia em sala de aula.

Após esse processo inicial, a Educação Socioemocional será introduzida na grade curricular da escola, contemplando cerca de 1300 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma vez por semana e aplicada em 1 hora/aula, a metodologia irá promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que contribuem para a redução da violência e melhoria da convivência e do índices de aprendizagem.

Com a realização desse trabalho os alunos terão a oportunidade de desenvolver recursos para evitar situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, melhorando a convivência entre eles, educadores, família e sociedade. Como resultado, o processo educativo irá contribuir para a construção de uma Cultura de Paz no ambiente escolar, familiar e na sociedade como um todo. 

Educação Socioemocional da Inteligência Relacional

A Educação Socioemocional é um processo educativo, regular e permanente desenvolvido por educadores em sala de aula. Há mais de 10 anos, a metodologia desenvolvida de forma sistematizada pela Inteligência Relacional oferece o suporte necessário aos profissionais, que contam com o apoio de especialistas e de um material pedagógico completo e exclusivo. Ao longo desses anos, mais de 700 mil alunos e 24 mil educadores, de 22 estados brasileiros, foram contemplados por esse trabalho pioneiro e inovador que visa contribuir com a formação integral dos alunos.

SERVIÇO: 

Formação Inicial de Educadores em Educação Socioemocional – Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) – unidade Macapá

Data: 10 e 11 de janeiro

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: SESI Macapá – AP

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.