Prefeitura de Macapá inicia programação de prevenção da hanseníase

A prefeitura da capital deu início a mais uma edição da Campanha Janeiro Roxo, de combate e prevenção da hanseníase. A abertura aconteceu na UBS Cidade Nova, mas se estenderá a todas as unidades do município, onde serão desenvolvidas atividades como palestras, rodas de conversa, exames dermatoneurológicos e busca ativa de casos novos.

De acordo com a Coordenação Municipal de Combate à Hanseníase, em 2018, foram confirmados 95 pacientes com a doença em Macapá. “Trabalhamos dando ênfase ao diagnóstico precoce, alertando a população sobre sinais, sintomas e incentivando a procura pelos serviços de saúde. Se ao notar uma mancha na pele e a perda de sensibilidade no local, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Lucileide Mafra.

O tratamento é gratuito e oferecido na rede básica de saúde, e garante a cura a todos os pacientes que o fazem corretamente. A orientação da coordenação é que as pessoas procurem uma UBS assim que perceber o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

A hanseníase

É uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas, se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. Iniciado o tratamento, que é gratuito e oferecido na rede básica do Município, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

Confira a programação:

29/01 (terça-feira)

UBS Marabaixo

Equipe da UBS Pacoval com panfletagem na Rua General Rondon com Av. Pará;

30/01 (quarta-feira)

UBS’s Marabaixo e Rubim Aronovitch;

31/01 (quinta-feira)

UBS’s Marabaixo, Infraero II, Brasil Novo e Novo Horizonte.

Jamile Moreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.