Brasileiros tentam deixar Venezuela por Pacaraima após fechamento de fronteira

Pelo menos 70 brasileiros estão na cidade venezuelana de Santa Elena do Uiarén, fronteira com Pacaraima (RR).

Eles procuraram o vice-consulado do Brasil da cidade venezuelana entre segunda (25) e terça-feira (26). Os brasileiros tentam autorização para voltar ao Brasil pela fronteira terrestre venezuelana, fechada desde a noite de quinta-feira (21), por determinação do presidente Nicolás Maduro.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, eles são, na maioria, turistas que foram escalar o Monte Roraima, ponto turístico localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, que tem o principal acesso no lado Venezuelano.

Ainda segundo o Itamaty, alguns caminhoneiros também procuram o vice-consulado.

Vídeos divulgados nas redes sociais, mostram o prédio do vice-consulado brasileiro, em Santa Elena, cheio de gente.

O Itamaraty informou que já está negociando com autoridades venezuelanas a liberação do bloqueio para que os brasileiros possam atravessar a fronteira com segurança.


No domingo (24), após negociação, um outro grupo de 31 brasileiros conseguiu atravessar a fronteira.

Em Brasília, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, comentou nessa terça sobre a situação na fronteira em Roraima.


Para o comandante a decisão do Brasil e do Grupo de Lima pela não intervenção militar no país vizinho foi acertada: “todos nós queremos a paz, ninguém quer confusão” , disse o general Edson Leal Pujol.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.