Correios comemora os 130 anos do Museu postal brasileiro

Na terça-feira (26), os Correios comemoraram os 130 anos de criação do Museu Postal. Essa importante jornada de preservação da história postal brasileira foi iniciada em 1889, no Rio de Janeiro, pelo então diretor geral dos Correios, Luiz Betim Paes Leme. Atualmente, o Museu Correios, em Brasília, possui um acervo que conta com mais de 1 milhão de peças entre carimbos, sinetes, malas, bolsas e documentos.

Esse centro de documentação auxilia diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e uma equipe multidisciplinar trabalha para catalogar, organizar e restaurar todos os itens da coleção. As exposições próprias revelam verdadeiros tesouros históricos, aproximando a população da história dos Correios e do Brasil, da evolução dos meios de comunicação e do acervo filatélico. Parte do acervo está acessível por meio da plataforma online Saber +.

Os Correios propõem, por meio do Museu, ações que permitam o resgate histórico, a preservação do acervo e a memória dos serviços postais brasileiros, deixando o legado ao alcance da população, tornando possível não apenas preservar o passado, mas também levar os registros do presente para o futuro.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.