Representante do Amapá no Programa CNA Jovem alcança a 5ª posição no ranking nacional

O arquiteto e empresário Enielson da Silva Almeida, 30 anos, representante de Macapá na 3ª edição do Programa CNA Jovem, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), alcançou a 5ª posição no ranking de 64 participantes de 21 estados brasileiros. Desta forma, ele se credencia a participar da etapa nacional em Brasília junto com os melhores potenciais de liderança das demais regiões.


Enielson da Silva Almeida

Os jovens inscritos no programa percorreram as etapas EaD, estadual e pré-nacional, desde março de 2018, participando de diversas atividades com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.  O programa busca despertar líderes com idades entre 18 a 30 anos nos cinco focos de atuação: político, sindical, institucional, empresarial e educacional.

Os selecionados para a etapa nacional 2019 passaram por uma avaliação de perfil de liderança e de competências cognitivas, que contou com as seguintes fases: entrevistas remotas, gravação de vídeo, aplicação de teste cognitivo (Cognifit) e a entrega do desafio de liderança revisado.

Na análise do perfil de liderança, foram avaliadas as capacidades de iniciativa, fluência na comunicação, persuasão, capacidade de negociação e criatividade. Já na análise de competências cognitivas foram avaliadas as seguintes áreas: raciocínio, atenção, memória, coordenação e percepção.

Com o suporte dos encontros e aprendizados, Enielson vem desenvolvendo um projeto para a criação de um novo canal de comercialização para o produtor rural. A proposta é a elaboração de uma empresa que ajudará o produtor na negociação de seus produtos com empresas e clientes, oferecendo-lhe publicidade e formas de pagamento. “Quanto maior o número de atravessadores menor é o lucro do produtor”, explica.

O jovem considera os ensinamentos e experiências vivenciadas até o momento no Programa CNA Jovem como fundamentais para a sua evolução pessoal e profissional. “Como resido na capital o que mais me chamou a atenção ao entrar no Programa foi a distância entre o campo e a cidade, isso me fez abrir os olhos para a importância do Agronegócio. Com a postura de líder que o CNA Jovem me apresentou será possível construir uma empresa que oferecerá maior lucratividade para o produtor rural”, encerrou.

Etapa Nacional

Serão quatro encontros e uma série de ações realizadas pelos participantes em seus locais de origem, entre um encontro e outro. O primeiro acontecerá nos dias 22,23 e 24 de março, em Brasília. Cada encontro será dedicado a um tema dentro do modelo de Liderança Empreendedora. As palestras, discussões, oficinas, dinâmicas e demais atividades sempre giram em torno do tema central do encontro. Ao final os participantes passam a integrar a Rede CNA Jovem.M

Daniel Alves

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.