Amazonas tem 62 casos confirmados de Influenza A H1N1

Foram notificados 276 casos da síndrome gripal no Amazonas. Desses, 62 deram positivo para o vírus da Influenza A H1N1; e 33 para Vírus Sincicial Respiratório, principal responsável pela bronquiolite em crianças. 

Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado, nessa segunda-feira (4), pela Fundação de Vigilância em Saúde.

Ainda de acordo com o boletim, 16 pessoas morreram por H1N1: 12 em Manaus, 2 em Manacapuru, 1 em Parintins e 1 de Itacoatiara. Também foram registradas mortes por Vírus Sincicial Respiratório, sendo 3 em Manaus e 1 em Borba.


Diante dos sintomas de gripe forte, a orientação é procurar uma unidade de saúde perto de casa. 

As secretarias estadual e municipal de Saúde reforçaram suas unidades com o antiviral e toda a rede da capital e do interior está abastecida.


A Prefeitura de Manaus anunciou a ampliação da dispensação do medicamento para 23 unidades básicas de saúde, inclusive as que operam com horário ampliado.


A gripe é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, ao falar, tossir, espirrar e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfícies e objetos.


Recomenda-se, entre outras coisas, a lavagem frequente das mãos, o uso de lenços de papel para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; e manter ambientes bem ventilados.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.