Saiba como não errar na make de carnaval

O carnaval é a ocasião ideal para fazer uma make com muitas cores e ainda caprichar no brilho, tanto no rosto quanto no corpo. Mas apesar de o visual carnavalesco pedir um pouco de “extravagância”, alguns deslizes na produção podem fazer a maquiagem ficar desarmônica, sem fixação e ainda fora das últimas tendências apontadas para a data. Para ajudar as foliãs a comporem um visual perfeito, mas sem exageros, a consultora de beleza do centro técnico Ikesaki, Daniele Aguilera, disponibilizou sete dicas, confira:

Sombra colorida sim, mas com moderação

Como é carnaval, é claro que está liberado utilizar cores pigmentadas na pálpebra mole. Mas também é preciso saber qual tom harmoniza melhor com o seu estilo e a sua pele. “Nas loiras, por exemplo, utilizamos normalmente as cores frias, como azul e verde, e nas morenas e negras, os tons quentes e vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo”, afirma a especialista em maquiagem.

Pele preparada para a folia

Uma pele saudável e bem hidratada garante melhor fixação e acabamento da maquiagem e não apenas no carnaval. “Para uma make sempre bonita e com efeito prolongado, é recomendável fazer a assepsia correta da pele todos os dias, ir regularmente ao dermatologista e beber muita água”, aconselha Aguilera. Além dos cuidados, outra dica para segurar melhor a maquiagem é utilizar um fixador específico e as versões à prova d’água dos produtos para o preparo da pele, como primer, base e corretivo.

Sombra combinando com a parte inferior dos olhos

A make multicolorida, com tons muito diferentes por todo o rosto, não é mais a queridinha das foliãs. “Agora a tendência é utilizar um lápis esfumado na marca d’água e um pouco abaixo dela e uma sombra esfumada no mesmo tom, ou em cores similares (roxo e azul, por exemplo), fechando o contorno no canto externo dos olhos”, revela a maquiadora. Para resistir ao excesso de transpiração, o lápis utilizado para esfumar a parte de baixo dos olhos deve ser à prova d’água.

Brilho concentrado em alguns pontos

Assim como as cores, o glitter e a purpurina, cujas versões recomendadas sãos as biodegradáveis, não precisam mais estar por todo o rosto e o corpo. “Esses produtos são ótimos para valorizar a make, mas o ideal é deixar a face livre e aplicá-los de forma concentrada nos olhos e/ou na boca”, afirma a consultora de beleza. Segundo a especialista, existem produtos específicos para fixar as partículas brilhosas na pele, mas também é possível utilizar a cola de cílios postiços.

Blush + iluminador nas “maçãs”

Para causar um efeito iluminado mais sutil e ainda deixar a pele com “ar de verão”, a dica é utilizar iluminador nas têmporas, no lugar ou junto com um blush bronzer. “O pincel pode subir até a região dos olhos, para prolongar o efeito, e depois é preciso esfumar a região com um pincel maior, para suavizar o brilho”, recomenda Daniele. “Um pouco dessa combinação (blush+iluminador) na ponta do nariz também fica charmosa” completa.

Cílios postiços em destaque

Item básico das makes especiais, voltadas às festas e eventos com os mais diversos temas, os cílios postiços são igualmente indispensáveis no carnaval. “Em uma composição com cores intensas e muito brilho, os cílios pretos e volumosos dão um contraste interessante. Já para quem prefere os fios mais ralos ou naturais, o rímel colorido é uma boa pedida, mas desde que ele combine ou tenha o mesmo tom da maquiagem em si”, salienta a consultora de beleza.

Adornos para complementar a make

Os adereços carnavalescos complementam ou compõem as fantasias e ainda ajudam a ressaltar a maquiagem. Neste ano, as tiaras de orelhinhas, unicórnio e as coroas de flores darão lugar a acessórios com pérolas, como cintos, colares e tiaras, também aos colares feitos com búzios, às plumas e penas, além das ombreiras com brilho. “Também é importante combinar o tom dos adornos com o da maquiagem, para manter a harmonia. No caso de itens brilhosos, é preciso avaliar se não ofuscam a luminosidade da make e, neste caso, priorizar um dos dois”, finaliza a especialista.

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.