Funai inicia monitoramento de índios isolados no Amazonas

A Funai, Fundação Nacional do Índio, iniciou esta semana uma expedição de Proteção e Monitoramento de Indígenas Isolados Korubo, que vivem na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.

Cinco servidores vão atuar nos próximos meses em ações às margens do Rio Coari. Haverá revezamento de equipe a cada 40 dias. Os servidores contam com apoio da Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Exército e lideranças indígenas. A Secretaria Especial de Saúde Indígena também disponibilizou profissionais de saúde para a expedição.

Marco Aurélio Tosta, da Coordenação de Política de Proteção e Localização de Índios Isolados, afirma que o objetivo principal é possibilitar a reaproximação entre cerca de 21 indígenas Korubo de recente contato e 31 indígenas isolados da mesma etnia. A Funai também pretende evitar disputas por território entre os povos Korubo e Matis.

“Tanto os Matis quanto os Korubo vêm pedindo há algum tempo que a Funai entre em campo e promova essa expedição para que se evite qualquer situação que possa gerar algum conflito futuro. Nós não podemos falar de uma situação conflituosa, mas poderia no futuro evoluir para uma situação mais conflituosa mesmo.”

A Terra Indígena Vale do Javari fica no extremo oeste do estado do Amazonas. É uma das maiores terras indígenas demarcadas do país, com mais de oito milhões de hectares. Também concentra o maior número de registro de povos indígenas isolados, com 10 referências confirmadas.

Desde 2015, existem registros de contatos entre os povos Korubo e Matis. Além dos conflitos, uma das principais preocupações da Funai é com a sobrevivência dos indígenas Korubo, que não possuem proteção imunológica para doenças decorrentes do contato com não-indígenas.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.