OMS prevê epidemia global de gripe e lança estratégia de prevenção

‘A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando’, diz diretor-geral; órgão orienta o fortalecimento dos programas de rotina, como uso da vacina

A OMS (Organização Mundial da Saúde) prevê uma pandemia de gripe e, nesta segunda-feira (11), lançou o que é considerada a estratégia mais abragente e de maior alcance em relação ao problema. “A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados. O custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, por meio de nota.

“A ameaça da gripe pandêmica está sempre presente. O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitindo de animais para humanos causando uma pandemia é real”, completou.

Segundo a OMS, o vírus influenza, que provoca a gripe, é um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas contraiam o vírus todo ano. Entre elas, três a cinco milhões desenvolvem casos graves, o que resulta em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

A principal recomendação da OMS contra a gripe é a vacina anual. A agência da ONU ressalta que a imunização é fundamental principalmente para pessoas com maior risco de desenvolver complicações da doença, como crianças e idosos, e profissionais de saúde.

Via R7

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.