Viagem internacional é benéfica para a saúde física, mental e emocional

Viagens de negócio são bastante rotineiras e habituais para algumas pessoas, mas fazer as malas em direção ao exterior e desconectar-se de suas tarefas e atribuições diárias por uma semana que seja, é algo que deveria ser exercitado com maior frequência.

Viajar pelo mundo e conhecer outras culturas e cenários não é apenas divertido e empolgante. Pesquisas sugerem que uma viagem internacional é altamente benéfica para sua saúde física, mental e emocional. Pessoas de vários países do globo, por mais incrível que pareça, desconhecem estes benefícios, pois nunca se atreveram sair de suas localidades e aventurar-se no exterior.

Os americanos, por exemplo, afirmam que gostam de viajar, mas a verdade é que a maioria deles não se atreve em embarcar para viagens internacionais. De acordo com um estudo publicado no Global Traveler Report da Hostelworld, os americanos tem 50% menos probabilidade de viajar para o exterior quando comparados aos europeus.

O estudo revela que viajantes que residem no Reino Unido visitaram em média 10 países pelo mundo, os alemães visitaram oito e os franceses viajaram para cinco nações em média. Os americanos visitam em média apenas três países durante sua vida. A pesquisa ainda aponta que 29% dos americanos adultos nunca estiveram no exterior.

Com a revolução digital, inúmeros sites de viagens têm ofertas que permitem roteiros internacionais sensacionais a baixo custo e com muita comodidade. Com a devida programação e um correto planejamento, tanto um estudante quanto uma numerosa família, podem viajar para o exterior sem sacrifícios absurdos ou investimentos exorbitantes. Talvez muitas pessoas ainda não compreendam claramente os benefícios de uma viagem para o exterior, mas eles são muitos.

Um estudo realizado pela Comissão Global sobre Envelhecimento e a Transamérica Center for Retirement Studies, em parceria com a US Travel Association, chegou à seguinte conclusão: viajar mantém você mais saudável. O estudo identificou que as mulheres que desfrutam de férias por pelo menos duas vezes ao ano demostram um risco significativamente menor de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que viajam a cada seis anos. O mesmo ocorre para os homens. Homens que não tiram férias anuais mostram um risco 20% maior de morte e um risco 30% maior de desenvolverem doenças cardíacas.

De acordo com outro estudo, três dias após o início das férias, os viajantes relatam sentir-se menos ansiosos, mais descansados e com melhor humor. Curiosamente, esses benefícios tendem a durar por semanas após o término da viagem.

“As experiências estrangeiras aumentam tanto a flexibilidade cognitiva quanto a profundidade e a integração do pensamento, ajudando ainda na capacidade de estabelecer conexões profundas entre formas diferentes”, destacam cientistas da Columbia Business School.

É verdade que um atraso ou cancelamento do voo, perda da conexão ou ainda a perda da bagagem em um aeroporto estrangeiro aumentará em muito a ansiedade, mas é cientificamente comprovado que as viagens, ainda assim, diminuem fortemente os níveis de estresse. Para obter o máximo aproveitamento de uma viagem ao exterior e esquivar-se destes empecilhos ou minimizá-los, o recomendado é contratar um bom plano de seguro viagem. Principalmente de empresas que garantam planos de fácil utilização. A Next Seguro Viagem, agência online paulistana dedicada exclusivamente à comercialização de planos de seguro viagem, adotou o WhatsApp para que seus clientes contassem com uma opção adicional de acionamento em situações de urgência e emergência no exterior.

Ricardo Mendonça, Diretor na Next, reforça: “Viajar deve ser uma experiência positiva e revigorante. Todos sabemos que viajar faz muito bem para a saúde. Não faz sentido estressar-se por falta de proteção, ineficiência no suporte ou por dificuldades no acesso. O cliente, por sua vez, precisa conscientizar-se e contratar planos que sejam abrangentes e atendam às exigências e rigores do destino internacional. O seguro viagem, por outro lado, precisa ser ágil e oferecer acesso e opções de apoio emergencial. Defendemos e zelamos pela conhecida expressão ‘viajar faz bem’ – que transformamos numa campanha pelo incentivo de viagens saudáveis”.

Via Exame

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.