Campanha de vacinação contra H1N1 começa na próxima quarta-feira, no AM

A  Secretaria de Saúde do Amazonas começou a distribuir a vacina contra a Influenza aos municípios.

A campanha começa na próxima quarta-feira (20).


A antecipação da campanha foi um pedido do governo do Estado por causa do grande número de casos e mortes.

De acordo com a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Amazonas, até sexta-feira (16) quase 600 casos foram notificados. 106 deram positivo para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 92 para Vírus Sincicial Respiratório.

26 pessoas morreram por H1N1 no Estado, sendo 21 em Manaus, duas em Manacapuru, uma em Parintins, outra morte em Itacoatiara e uma em Japurá.

Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, além de uma morte por Parainfluenza tipo 3.

Em todo o Amazonas, a meta é vacinar mais de 1,1 milhão pessoas.

O público alvo da campanha são crianças (de seis meses a menores de seis anos incompletos), idosos acima de 60 anos, grávidas, mulheres nos primeiros 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Durante a Campanha Nacional Contra Influenza no ano passado, três estados da Amazônia não atingiram a meta de vacinação, que era de 90% do público-alvo: Roraima, Acre e Amazonas.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.